Queremos saber

Aqui chegamos

Marie e Elisa-49Você já se perguntou sobre os possíveis impactos causados pelo consumo de moda no nosso planeta? Alguma vez já se questionou se as roupas daquela marca que você adora possam ter sido feitas por crianças ou por trabalho escravo? E se descobrisse que ela é responsável pela poluição de rios, solos, águas e ainda intoxicar diversas espécies de animais? Ela ainda te representaria enquanto consumidor? Qual a verdadeira história do que estamos vestindo? Esta responsabilidade cabe a nós?

Eu me chamo Mariana, sou recém formada em design de moda e assim como muitos de vocês, eu nunca havia parado para pensar nestas questões. E foi durante o meu percurso na faculdade que eu me atentei a isso, após alguns estudos que me levaram a descobrir que a indústria da moda é a 2º maior poluente do mundo, perdendo apenas para a indústria do petróleo. Percebi também que ela é responsável por causar diversos impactos ambientais e sociais no nosso Planeta.

E eu me dei conta de quantas pessoas não tinham esta informação e por isso, assim como eu, jamais haviam refletido a respeito. A partir de então, eu decidi que o meu trabalho final de graduação teria como um dos objetivos contribuir para que estas informações, muitas vezes ocultadas de nós, consumidores, pudessem ser compartilhadas.

E assim surgiu o MECO, um espaço dedicado a trazer informações importantes a respeito destes questionamentos, de forma simples e acessível, para que nós, a partir do que acreditamos, possamos consumir com maior responsabilidade e consciência. Acredito que um consumidor consciente pode sim fazer a diferença! Ao apoiarmos marcas que, com todas as dificuldades, lutam para um processo de produção justo, assim como questionar aquelas que ocultam seus processos, a indústria, que produz para nós e estuda o nosso comportamento, deverá pouco a pouco se modificar.

Eu espero que este espaço seja uma semente plantada em cada leitor, e que a gente perceba a nossa força enquanto consumidor, colaborando ativamente na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e saudável.

 

Um comentário em “Aqui chegamos

Deixe um comentário

