Sem categoria

Meu consumo me reflete?

mari ilustração consumo (1)Para a nossa sociedade, a palavra consumo está carregada de valores negativos, que em sua maioria estão relacionados aos excessos e ao desnecessário, porém, é importante compreendermos que o consumo é parte das nossa vidas e que estamos consumindo 24 horas por dia. Ouvir uma música, assistir um programa de TV, beber um suco, pegar um ônibus, tudo isso envolve consumo! Neste exato momento, por exemplo, você está consumindo este blog. E é aí que queremos chegar! O consumo é sim importante, pois através dele construímos a nossa identidade, nos posicionando para a sociedade a partir das nossas escolhas.

Vamos pensar, por exemplo, em uma pessoa que gosta muito de esportes. A partir dos hábitos de consumo dela, seja ao frequentar a academia, comer alimentos saudáveis, comprar roupas para praticar exercícios, ir aos eventos esportivos e outras atividades, ela irá construir a sua identidade e também se posicionar enquanto cidadã, indicando seu gostos e valores nessas escolhas.

 Mas se consumir é algo necessário e importante, porque esta palavra se associou a questões negativas? Isso se deu por diversos fatores históricos, que desencadearam em um modelo de vida que relaciona bem-estar com aquisição de produtos e serviços. E claro, por ser um bem-estar ilusório, não atingimos a felicidade prometida, e insaciados, consumimos cada vez mais.

E assim o consumo desenfreado trouxe danos para nós e para o meio ambiente, tornando-se uma palavra negativa. Mas ao pensar no consumo como uma atividade importante e necessária, é a maneira como a estamos fazendo que irá impactar de forma boa ou ruim em nossa vida, na vida do outro e, consequentemente, no nosso planeta.

E aí, já parou para refletir se seus hábitos de consumo te reflem enquanto cidadão? Vamos pensar sobre isso?

Beijo grande e até o próximo post!

Agradecimento especial à ilustração exclusiva criada pela querida e sensível Malu Lima.
Livros que contribuíram para a escrita desse post:
Design para a inovação social e sustentabilidade – Ezio Manzini
Sustentabilidade, Consumo e Cidadania – Fátima Portilho
Sociedade de consumo – Lívia Barbosa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s