Nosso olhar

RouParaVestir – A nossa Moda Ética

Durante a faculdade a querida professora Cláudia Cardoso, ao ministrar a disciplina Ética, Cultura e Cidadania, nos propôs um exercício que abordasse a nossa visão de moda ética, com construção livre. A partir dessas instruções, nosso grupo decidiu criar um editorial que trouxesse a visão da ética em diversos aspectos da moda e que gerasse reflexões no expectador.

Nossa primeira ideia foi ter como modelos pessoas “reais” e diversas, seja na cor, no biotipo, no sexo, no estilo, profissão, na identidade de gênero, orientação sexual etc. A ideia era chamar atenção para a diversidade e pelo fato das marcas, em geral, utilizarem como modelos pessoas com padrões de beleza diferentes da maioria dos consumidores, além do “tratamento” exagerado nas fotografias, transformando o rosto e o corpo dos próprios modelos, fazendo com que, no fim, a gente deseje um produto usado por alguém que não existe.

Corremos contra o tempo e fomos atrás de pessoas que topassem trabalhar no amor e que realmente se interessassem pela causa. Para isso, contamos com indicações de amigos e conseguimos formar um grupo lindo e diverso! =)

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Um outro ponto importante para nós era refletir sobre os processos de produção, já que a Indústria da moda é a 2º maior poluente do mundo e ainda responsável por fazer uso de mão de obra escrava e infantil. Nada ético, né? Para isso, optamos por roupas já usadas, dos próprios modelos e definimos que a ação do editorial seria a troca das peças entre eles, abordando não somente a questão do reuso, como também a reflexão sobre o gênero das roupas.

Para que essa ideia desse certo, definimos uma cartela de cor e solicitamos aos nossos modelos que levassem opções de peças dentro dessas tonalidades e que não fossem tão justas, visando facilitar as trocas.

A locação escolhida foi o Bosque da Barra, por ser um lugar com a natureza muito presente e preservada, já que o objetivo também é chamar atenção para as questões ambientais. O resultado final foi uma campanha em forma de banner, contendo 3 imagens e frases de impacto: a primeira mostra cada um com seu próprio look (Roupa não tem cor), a segunda simboliza o ato da troca (Roupa não tem forma) e a última as peças ressignificadas (Roupa não tem gênero). =)

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É importante dizer que quando decidimos abordar a roupa sem gênero, o intuito não foi representar a importância de uma moda neutra ou coisa parecida. Nossa maior vontade foi refletir sobre como estamos presos à padrões antigos, às formas, cores e modelagens. Roupas são feitas para vestir, para expressar e por isso elas não deveriam ser categorizadas, além de termos o direito de vestir aquilo que melhor nos representa.

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O momento da troca foi tão divertido e especial, pois a escolha do último look foi feita em conjunto, ali mesmo na hora, sem juízo de valor e sem a necessidade de se sentir 100% representado. Este momento foi embalado por sorrisos e frases do tipo: “Adorei essa em mim!”, “Usaria com certeza!”, “Vou passar a usar!” etc.  Experimentar peças de outros corpos e ver que elas podem vestir perfeitamente outras pessoas, desconstruindo conceitos tão vazios, foi realmente o grande exercício deste ensaio!

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Essa foi a equipe linda envolvida neste trabalho, da esquerda pra direita, de cima pra baixo: Maria Clara Kirazian (direção criativa e modelo), Anatália Cruz (direção criativa e modelo), Fernanda Maria (maquiadora profissional e modelo), Elisa Maciel (direção criativa), Mariana Reis (euzinha. direção criativa e modelo), Douglas Cardoso (designer e modelo), Christian Santana (tatuador e modelo), Leandro Arruda (encarregado de logística e modelo) e Jiglay (Nossa querida fotógrafa e também parte da direção criativa).

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No final ainda achamos uma placa que muito representou a nossa ideia, nos dando a certeza de que havíamos realmente escolhido o lugar perfeito! E claro, fizemos um último click divertido!

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Viva o amor, o respeito e a diversidade!
Até o próximo post! =)

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